Tradutor

21/07/2016

Eleição 2016 foi dada a largada

Vocês sabiam que no dia ontem teve inicio as eleições de 2016, como assim? A partir de ontem os partidos políticos podem iniciar a marcar as suas convenções que são as “eleições” internas dos partidos que deliberam sobre a escolha de seus candidatos ou eventuais coligações com outros partidos, esse prazo vai até o dia 5 de agosto.

Também foi o dia que o TSE divulgou uma Resolução n° 23.459 que limita os gastos da campanha de 2016 esses gastos foram publicados em concordância com a reforma eleitoral que ocorreu ano passado e limitou os gastos ao maior a uma porcentagem do maior declarado na ultima eleição para cada cargo em cada cidade.

Esse limite é uma das grandes significativas alterações para tentar diminuir o tamanho da campanha no Brasil, porém, o maio problema continuará sendo o famoso caixa 2, veremos se teremos mais uma norma que não tem aplicação na legislação brasileira.

Outra grande modificação foi a proibição de doação das empresas, ou seja, doação via o CNPJ, a maior transformação do processo eleitoral que pode trazer mudanças exponenciais imediatamente, um excelente decisão proferida pelo TSE, pois como uma empresa que não participação nenhuma na eleição já que não emite opinião-voto pode doar vultuosas quantias.

Embora já possamos estar em período eleitoral efetivamente, ainda não estamos visualizando as campanhas nas ruas, pois o registro dos candidatos é feito até o dia 15 de agosto às 19 horas, sendo assim no dia seguinte e que inicia a propaganda eleitoral que cada ano tem várias modificações que visam tornar as eleições mais limpas, sem que o poder econômico influencie como sempre o fez por terras tupiniquins.

A justiça eleitoral desde as eleições passadas possui um aplicativo de celular aonde você pode registrar alguma irregularidade com a campanha de qualquer candidato, vá a loja de aplicativos de seu celular e digite PARDAL seguido do estado aonde mora é simples, há possibilidade de ser feita a denuncia via site digitando também a palavra pardal seguido do estado aonde reside.

Nos posts seguintes irei discorrer um pouco do que é permitido é o que é proibido durante as campanhas.

Gastão de Matos Junior
Advogado Pós Graduado em Direito Público e Direito Tributário.
br.linkedin.com/in/gastaomatos/
https://www.facebook.com/pages/Almeida-Matos-Advogados-Associados/191437364216842
www.twitter.com/almeidaematos
gastaomatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário