Tradutor

29/11/2013

Black Friday ou Black Fraude? Qual meu direito?

A algum tempo o comercio brasileiro vem copiando um costume do maior capitalismo do mundo, EUA, mas como sempre aqui no Brasil as empresas tem uma cultura desonesta nesse dia que alguns a chamam Black Fraude.

Nos anos anterior tivemos tanta reclamação com relação a maquiagem no preço nesse dia que as redes sociais ficam tomadas de frases que zombam das promoções, mas a grande verdade é que eles estão copiando um costume mas esquecer de copias outro mais importante, O RESPEITO AO CONSUMIDOR. Nos EUA a título de curiosidade um consumidor adquire um produto um mês depois ele não o quer mais ele pode ir na loja e pegar seu dinheiro de volta, ele não precisa apresentar justificativa apenas manifestar a vontade, as grandes empresas que ingressam nesse competitivo mercado já sabe que tem que tratar bem o consumidor, diferente do que vemos em terras tupiniquins.

Voltando ao tema, as primeira edições foram tão ilusórias que os órgãos de defesa do consumidor tiveram que começar a agir rapidamente, ano passado a Fundação Procon de São Paulo aplicou multas em grandes varejistas brasileiras que MAQUIARAM as promoções LUDIBRIANDO os consumidores.

Caso você compre algo hoje e passado a promoção você comprove que a empresa disfarçou o desconto você pode e DEVE ingressar em juízo e a pratica de publicidade enganosa, dentre outras práticas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Fique atento, não compre no primeiro site que encontrar entre em outro e veja um produto semelhante ou igual quanto custa compre o produto como se estivesse comprando em qualquer dia, pesquise, existe boas promoções tanto nas lojas físicas como na Internet. Em uma rápida pesquisa na internet é fácil notar que os Procon do Brasil inteiro estão de olho nas promoções a Fundação SP inclusive lançou um Hastag no Twitter que vai ser constantemente monitorado no dia 29 e seguintes.

Caso tenha prova da fraude da promoção, procure um Advogado e ingresse em juízo somente assim teremos realmente a verdadeira Black Friday.

Gastão de Matos JuniorAdvogado Pós Graduado em Direito Público e Direito Tributário.br.linkedin.com/in/gastaomatos/https://www.facebook.com/pages/Almeida-Matos-Advogados-Associados/191437364216842www.twitter.com/almeidaematosgastao@almeidamatos.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário